Reforma e ampliação entregues

Notícias 25/06/2020
Reforma e ampliação entregues

Uma das mais importantes Unidades de Saúde da Família de Francisco Morato, a USF Terezinha Marques, no centro da cidade, ganhou nesta quinta-feira (25/06) um novo capítulo em sua história com a entrega da reforma e ampliação do equipamento incluindo o Centro de Imagem e Diagnóstico.

Devido a pandemia, a cerimônia de inauguração foi realizada online e aberta somente para autoridades, contando com a participação da prefeita Renata Sene, do superintende do Serviço de Assistência Médica (SAME), Marcelo Simões, do deputado estadual Jorge Wilson, o Xerife do Consumidor, que encaminhou a emenda de 225 mil reais para a realização da reforma, do doutor Carlos Kiwano, responsável pelo Centro de Imagem e Diagnóstico, de Alex Oliveira, responsável técnico da unidade, e dos vereadores Jair Sene, João Raposo, Ildo Gusmão, Flor Cabeleireiro, Giba, Mimo e Kaiser.

A conquista faz parte de um planejamento de ações em saúde criado com o objetivo de reformar todas as unidades de saúde da cidade e reduzir os espaços alugados, priorizando os serviços em unidades próprias. Exemplo disso foi a reorganização dos serviços ambulatoriais na parte superior da UPA 24H.

"Em um momento em que a saúde está tão em evidência no mundo, é uma felicidade poder entregar mais um equipamento para a população moratense. Tal medida, além de representar economia de aluguel, pois a unidade agora está em prédio próprio, trará mais conforto e qualidade para a população”, ressaltou a prefeita Renata Sene.

Agora, com a ampliação da USF Terezinha Marques com a farmácia, a central de esterilização e a sala de reunião, foi possível a mudança das instalações da USF da Vila Espanhola para um prédio próprio, excluindo mais um aluguel.

O serviço, que contará com maior comodidade, atenderá mais de 20.000 munícipes dos bairros: Centro, São Jose, Belém Capela, Belém Estação, Jardim Alexandra, Jardim Nova Belém, Jardim Santa Helena, Vila Natal, Vila Cápua, Vila São Jorge, Jardim Ouro Preto, Jardim Professor Morato e Jardim São Severino. Realizando também atendimento médico e odontológico, o equipamento abrigará ainda salas de vacinas, de curativos, de educação em saúde, e de reunião, entre outras.

"Está é a penúltima USF que entregamos, e isso prova que nosso compromisso com a população é sério e dedicado. Fechamos um ciclo com a certeza que muito mais está por vir e a saúde de Francisco Morato só tem a ganhar”, disse o superintendente Marcelo Simões.

A nova unidade de saúde do Centro será composta por médico pediatra, clínico, ginecologista, enfermeiros, farmacêuticos, auxiliares e técnicos de enfermagem, auxiliares de farmácia, e pessoal administrativo, além dos agentes comunitários de saúde. Ela ainda contará com o Serviço de Isenção Tarifaria e de Ouvidoria, uma antiga reivindicação da população para que esses serviços tivessem atendimentos na região central para fácil acesso.

Já o novo Centro de Imagem e Diagnostico e o Serviço de Ultrassonografia realizará em média 1.200 exames mês, com um que local foi planejado para atender simultaneamente duas pacientes, e que só foi possível graças à aquisição de mais um equipamento de ultrassonografia, disponibilizado por programas do Ministério da Saúde.