Inauguração do novo Paço Municipal

Notícias 07/07/2020
Inauguração do novo Paço Municipal

No dia 29 de junho, mais um sonho da população moratense foi realizado. Nesse dia foi inaugurado oficialmente o novo Paço Municipal Ricardo Suffredini da Costa – Kito.

O evento de inauguração estava previsto para acontecer no dia 21 de março, quando a cidade de Francisco Morato completou 55 anos de emancipação, no entanto, por conta da pandemia de coronavírus, ele precisou ser adiado.

A cerimônia de inauguração aconteceu às 17 horas no auditório do novo prédio da Prefeitura de Francisco Morato e, por conta dos protocolos de segurança observados em virtude da pandemia de coronavírus, ele foi restrito ao público, mas transmitido nos canais virtuais da Prefeitura no Instagram, no Youtube e no Facebook.

Retomar essa obra, que estava parada desde 2012, e conclui-la é um sonho que foi pensado e realizado entre os poderes públicos Executivo, Legislativo e a população, por conta das reivindicações feitas pelos moradores, de maneira quase unânime, durante a realização das plenárias participativas do Plano Plurianual 2018/2021 (PPA), que foram realizadas em 2017 em vários bairros da cidade.

Devido a essas reivindicações, a Prefeitura de Francisco Morato, com total apoio da Câmara de Vereadores, providenciou a retomada de importantes obras que estavam paradas na cidade, como a UPA-24h, a creche central, as unidades de saúde da família do Jardim Sílvia e do Jardim Arpoador, entre diversas outras. E o novo Paço Municipal foi uma dessas obras.

Participaram da cerimônia de inauguração do Paço Municipal de Francisco Morato o deputado federal Marcos Pereira, o deputado estadual Jorge Wilson, o Xerife do Consumidor, o prefeito de Franco da Rocha, Kiko Celeguim, o vice-prefeito, Dr. Nivaldo, os vereadores Mimo, Flor Cabeleireiro, Giba, Jair Sene, Joãozinho, João Raposo, Marcia Della Torre, Ildo Gusmão, Luiz Kaiser, e o presidente da Câmara Municipal Nelsinho da Periferia, os secretários municipais, Maria Suffredini, mãe de Ricardo Suffredini da Costa, o Kito, que foi homenageado cedendo o nome ao novo paço, o vice-prefeito, Dr. Araguacy, e a prefeita Renata Sene.

“Hoje tivemos a oportunidade de mais uma grande prestação de contas à população moratense. Com muito trabalho e organização cumprimos com mais este compromisso. Foi necessário tempo para que chegássemos até aqui, muitos desafios a serem enfrentados, e questionamentos: "será que é possível?". Sim, é possível, quando se acredita no melhor para a nossa cidade, quando se planeja e trabalha duro para regularizar estas situações, o que parecia utopia se torna realidade. Agradeço a todos que se envolveram nesse projeto, principalmente à Câmara de Vereadores pela parceria de sempre e pela aprovação desseprojeto tão relevante. Também parabenizo a todos os servidores públicos municipais e à população moratense; essa conquista é de vocês.

O novo Paço Municipal, complexo que inclui o prédio da nova prefeitura de Francisco Morato, é uma área de 3.300 metros quadrados, onde o prédio, que foi pensado e planejado com tecnologia, segurança e acessibilidade, tem, além do piso térreo, mais 11 andares, em um total de área construída de 6.500 metros quadrados.
Ele abrigará, a partir de agora, todas as secretarias municipais, economizando um valor aproximado de R$ 1 milhão por ano em aluguéis.

No dispositivo também haverá economia de contas públicas (água, luz, telefone) que agora serão centralizadas, luzes de led que economizam cerca de 50% de energia, caixa de captação de água de forma que a água seja usada em reuso para irrigação do jardim e também para limpeza das áreas externas.

Na nova prefeitura de Francisco Morato trabalharão cerca de 400 servidores para atender a população, com um número aproximado de mil atendimentos diários.
O novo Paço Municipal fica na Praça da Liberdade, no 10, Jardim Sinobe, em frente à via de Acesso Manoel Silvério.